
Declaração de Conformidade do Fornecedor

Declaração do Fornecedor :. Este mecanismo de Avaliação da Conformidade é o processo pelo qual um fornecedor, sob condições pré-estabelecidas, dá garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com requisitos especificados, sendo assim, também conhecida como Avaliação de Conformidade de 1º parte.

Etapas do Processo de Declaração do Fornecedor
De forma geral, podemos dividir o processo de certificação em distintas etapas, sendo elas:
– Documentação: documentos como PET – Planilha de Especificações Técnicas, entre outros, serão necessários.
– Ensaios no Produto: o produto deverá ser submetido a testes para sua aprovação e classificação
– Etiquetagem: a etiquetagem é uma etapa posterior a Declaração de Conformidade do Fornecedor, onde o fornecedor deve aplicar o número de registro obtido no Selo de Identificação da Conformidade, que deverá ser aposto no produto ou em sua embalagem.
Validade: A validade da declaração da conformidade do fornecedor deve ser de acordo com a Portaria Inmetro de referência.

Principais problemas no processo de certificação
– Altos Custos, devido à falta de conhecimento
– Falta de tempo
– Falta de suporte e carência de informações
– Dificuldade para tratamento de não conformidades

Como a GFerrari Certificações pode me ajudar?
– Todo suporte técnico, desde o cadastro no sistema Orquestra do Inmetro, modelos de documentos, até obtenção do número de registro e elaboração de etiquetas.
– Economia do seu dinheiro $$ e tempo.
– Prevenção de multas, de mercadorias irregulares ou no porto ou no comércio.
– Velocidade no processo.
ESCOPOS

Módulos Fotovoltaicos (Placas Solares)
De acordo com a Portaria Inmetro 140:2022, equipamentos de geração, condicionamento e armazenamento de energia elétrica em sistemas fotovoltaicos (solares) devem (obrigatório/compulsório) estar certificados para fins de importação e comercialização no Brasil.

Baixo Volume (Automotivo)
Conforme Portaria Inmetro 110:2022, fica estabelecido o Regulamento Consolidado para Componentes Automotivos de Baixo Volume, na forma dos Requisitos de Avaliação da Conformidade e das Especificações para o Selo de Identificação da Conformidade, para fins de fabricação, importação, distribuição e comercialização de forma a não oferecer riscos que comprometam a segurança do usuário.

Serviços de Reforma de Pneus
De acordo com a Portaria Inmetro 433:2021 está aprovado o Regulamento Técnico da Qualidade – RTQ e os Requisitos de Avaliação da Conformidade – RAC para Reforma de Pneus. Os fornecedores de serviço de reforma de pneus deverão atender integralmente ao disposto no presente Regulamento.
Fale Conosco

